O Gigante de Pedra
Gonçalves Dias · Últimos cantos (Typographia de F. de Paula Brito, 1851), pp. 1-8
O poema que o livro escolar Através do Brasil cita de cor pela boca de uma personagem, e que aqui esteve dias com duas estrofes soltas atribuídas a Bilac. É de Gonçalves Dias, abre os Últimos cantos de 1851, e está aqui inteiro, com a epígrafe do Le Géant de Hugo traduzida entre parênteses.
Ô guerriers! ne laissez pas ma dépouille au corbeau!
Ensevelissez-moi parmi des monts sublimes,
Afin que l'étranger cherche, en voyant leurs cimes,
Quelle montagne est mon tombeau!
V. Hugo, Le Géant
(Ó guerreiros! não deixeis os meus despojos ao corvo! Sepultai-me entre montes sublimes, para que o estrangeiro procure, ao ver os seus cumes, que montanha é o meu túmulo!)
I.
Gigante orgulhoso de fero semblante,
N’um leito de pedra lá jaz a dormir!
Em duro granito repousa o gigante
Que os raios somente podérão fundir.
Dormido atalaia no serro empinado
Devera cuidoso, sanhudo velar;
O raio passando o deixou fulminado,
E à aurora que surge não hade acordar!
Co’os braços no peito crusados nervosos,
Mais alto que as nuvens, os céos a encarar,
Seu corpo se estende por montes fragosos,
Seus pés sobranceiros se arrojão do mar!
De lavas ardentes seus membros fundidos
Avultão imensos: só Deos poderá
Rebelde lançal-o dos montes erguidos,
Curvados ao peso que sobre lhes ’stá.
E o céo, e as estrelas, e os astros fulgentes
São velas, são tochas, são vivos brandões,
E o branco sudario são névoas algentes,
E o crepe que o cobre são negros bulcões.
Da noite que surge no manto fagueiro
Quiz Deos que se erguesse, de junto a seus pés,
A cruz sempre viva do sul no cruzeiro,
Deitada nos braços do eterno Moysés.
Perfumão-no odores que as flores exhalão,
Bafejão-no carmes de um bymno de amor
Dos homens, dos brutos, das nuvens que estalão,
Dos ventos que rugem, do mar em furor,
E lá na montanha, deitado dormido
Campeia o gigante, — nem pode acordar!
Crusados os braços de ferro fundido,
E a fronte nas nuvens, e os pés sobre o mar!
II.
Banha o sol os horisontes,
Trepa os castelos dos céos,
Aclara serras e fontes,
Vigia os dominios seus:
Já descahe p’ra o ocidente,
E em globo de fogo ardente
Vai-se no mar esconder;
E lá campeia o gigante,
Sem destorcer o semblante,
Imóvel, mudo, a jazer!
Vem a noite após o dia,
Vem o silêncio, o frescor,
E a brisa leve e macia
Que lhe suspira ao redor;
E da noite entre os negrores
Das estrelas os fulgores
Brilhão na face do mar:
Brilha a lua cintilante,
E sempre mudo o gigante,
Imóvel, sem acordar!
Depois outro sol desponta,
E outra noite também,
Outra lua que aos céos monta,
Outro sol que após lhe vem:
Após um dia outro dia,
Noite após noite sombria,
Após a luz o bulcão,
E sempre o duro gigante,
Imóvel, mudo, constante
Na calma e na cerração!
Corre o tempo fugidio,
Vem das aguas a estação,
Após ela o quente estio
E ainda após o verão:
Crescem folhas, vingão flores,
Entre galas e verdores
Sazonão-se frutos mil;
Cobrem-se os prados de relva
Murmura o vento na selva
Azulão-se os céos de anil!
Tornão prados a despir-se,
Tornão flores a murchar,
Tornão de novo a vestir-se,
Tornão depois a seccar;
E como gota filtrada
De uma abobeda escavada
Sempre, incessante a cahir,
Tombão as horas e os dias,
Como fantasmas sombrias,
Nos abysmos do porvir!
E no feretro de montes
Inconcusso, imóvel, fito,
Escurece os horisontes
O gigante de granito:
Com soberba indifferença
Sente extincta a antiga crença
Dos Tamoyos, dos Pagés,
Nem vê que duras desgraças,
Que lutas de novas raças
Se lhe atropellão aos pés!
III.
E lá na montanha deitado dormido
Campeia o gigante! — nem pode acordar!
Crusados os braços de ferro fundido,
E a fronte nas nuvens, e os pés sobre o mar!...
IV.
Vio primeiro os incolas
Robustos das florestas,
Batendo os arcos rigidos
Traçando homereas festas,
À luz dos fogos rutilos,
Aos sons dos murmuré!
E em Guanabara esplêndida
As danças dos guerreiros.
E o guáu cadente e vário
Dos moços prasenteiros,
E os cantos da vitória
Tangidos no boré.
E das igaras concavas
A frota aparelhada,
Vistosa e formosissima
Cortando a undosa estrada,
Sabendo mas que fragcis
Os ventos contrastar:
E a caça leda e rapida
Por serras, por devesas,
E os cantos da janubia
Junto ás lenhas accesas,
Quando o tapuya mísero
Scos feitos vai cantar!
E o germen da discordia
Crescendo em duras brigas,
Ceifando os brios rusticos
Das tribus sempre amigas,
— Tamoy a raça antigua,
Feroz Tapinambá.
La vai a gente improvida,
Nação vencida, imbelle,
Buscando as matas invias
Donde outra tribu a expelle;
Jaz o pagé sem glória,
Sem glória o maracá.
Depois em náos flammivomas
Um troço hardido e forte,
Cobrindo os campos humidos
De fumo, e sangue, e morte,
Traz dos reparos horridos
D’altissimo pavez:
E do sangrento pelago
Em miseras ruinas
Surgir galhardas, limpidas
As portuguezas quinas,
Murchos os lises candidos
Do impavido gaulez!
V.
Mudarão-se os tempos e a face da terra,
Cidades alastrão o antigo paul;
Mas inda o gigante que dorme na serra
Se abraça ao imenso cruseiro do sul.
Nas duras montanhas os membros gelados
Talhados a golpes de ignoto buril,
Descança, oh gigante, que encerras os fados,
Que os terminos guardas do vasto Brasil
Porém se algum dia fortuna inconstante
Poder-nos a crença e a patria acabar,
Arroja-te ás ondas, oh duro gigante,
Inunda estes montes, desloca este mar!
Grafia atualizada a partir da edição de origem, guardando as formas que são do autor. · Fonte
Sabes mais sobre isto?
Se conheces outra versão, se dizem de outra maneira na tua terra, ou se encontraste um erro, diz. É assim que isto melhora.